A EB1/PE de São Paulo situa-se num meio rural, na zona alta da freguesia e concelho da Ribeira Brava, vila da qual dista cerca de 12/13 km. Neste momento esta escola recebe 55 crianças, residentes na sua esmagadora maioria nos seguintes "sítios": Lombo Furado, Ribeira Funda, Eira do Mourão, Fontes e Espigão.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Dia de São Martinho

Pré-escolar
   No dia 11 de novembro comemoramos o Dia de São Martinho.
  Aproveitando o facto da nossa escola se encontrar inserida num meio onde abundam os castanheiros, pedimos aos pais e encarregados de educação que colaborassem connosco, enviando-nos algumas castanhas para a realização do "Magusto Escolar". Mais uma vez as famílias fizeram questão de nos mostrar que estão connosco, pois mais de 90% delas responderam afirmativamente ao nosso pedido de colaboração.
 
Ora, assim sendo, está visto que castanhas para assar não faltaram!
 
   Mas o significado deste dia não se esgota no magusto. Por isso, durante o período da manhã (nas Atividades Curriculares) a lenda de São Martinho foi lembrada uma vez mais e esta data comemorativa foi aproveitada para trabalhar áreas como o Português, a Matemática, a Expressão Plástica e a Educação para a Cidadania. Já na semana passada, a preparação havia sido feita com a aprendizagem de algumas canções alusivas ao tema e com a elaboração dos cartuchos para as castanhas (nas AEC).
   Aqui ficam alguns exemplos dos trabalhos realizados pelo alunos:

 
   Finalmente, pelas 14h 30m, chegou então a hora do tão esperado "Magusto Escolar". Este ano o espaço escolhido para a realização deste convívio foi o parque de estacionamento, por permitir um fácil acesso e vigilância do campo de jogos e por ter junto dele um pequeno espaço em terra onde foi possível assar as castanhas. A participação dos pais e encarregados de educação rondou os 30%.
   Cumpriu-se a tradição, o clima ajudou, e todos os membros da Comunidade Educativa que estiveram presentes passaram uma bela tarde de convívio.

Todos deitaram "mãos à obra"!

Os maiores foram ajudando os mais pequenos...
 
...e ainda deu para jogar um pouco de futebol!

Sem comentários:

Enviar um comentário